Gaitistas Clássicos – Sonny Terry
Olá meus queridos, hoje venho falar de um grande gaitista, Sonny Terry. Dono de um estilo próprio e peculiar, sua música foi marcante para o Blues e principalmente para a gaita.
Saunders Terrell, mais conhecido como Sonny Terry, nasceu em Greensboro, Carolina do Norte, no dia 24 de Outubro de 1911. Perdeu a visão de um olho num acidente quando tinha cinco anos e perdeu a visão do outro olho em outro acidente quando estava com 18 anos; o que veio a afetar gravemente suas escolhas de emprego. Foi nessa época que ele decidiu ser cantor de blues.
O pai de Sonny tocava gaita e o ensinou quando jovem. Terry viajou para a região de Durham, uma área conhecida por sua rica história na cultura Blues, e começou a tocar pelas esquinas. Desenvolveu um estilo de tocar – fazendo sons de animais com o nariz e apitos de trem com sua harmonica – que era exclusivamente seu.
Conheceu o famoso guitarrista Blind Boy Fuller nessa época e acabou mudando para Durham definitivamente. Em 1937 os dois receberam uma oferta de gravação em Nova York, prontamente aceita.
“HARP AND WASHBOARD BLUES” SONNY TERRY –
NYC, NY, Mar 6, 1940 – Sonny Terry, vocal, harmonica, Oh Red (George Washington), washboard.
Não tem como falar de Sonny Terry sem falar de Brownie McGhee, seu próximo parceiro, que viria a se tornar o guitarrista de sua banda pelo resto de sua carreira. Depois da morte de Blind Boy Fuller, Terry e McGhee se mudaram para Nova York, porém, nunca encontraram vagas de emprego.
Terry era altamente procurado e tocou com muitos músicos de Folk Blues famosos como Leadbelly, Woodie Guthrie e Pete Seeger. Os dois tiveram uma próspera carreira e viajaram para fora de Nova York para fazer diversos shows.
Estrelaram em Cat on a Hot Tin Roof e começaram a viajar pelo mundo para diversos festivais e shows. Durante suas viagens, Terry começou a escrever um método chamado The Harp Styles of Sonny Terry.
Sonny Terry & Brownie McGhee estão entre os primeiros artistas de blues a excursionar pela Europa, durante a década de 50. Eles também viajaram com vários festivais de folk e blues, por toda América, Canadá e Europa, aparecendo em programas de tv e filmes. Os dois só se separariam em 1970, para cuidarem de seus problemas pessoais.
Terry continuou tocando e gravando até falecer em 1986. Brownie passou os próximos 10 anos tocando em festivais e gravando. Sua última aparição foi no Chicago Blues Festival de 1995, pouco antes de falecer, aos 80 anos, no dia 16 de janeiro de 1996.
As constantes shows e viagens viagens, muitas vezes pra lugares distantes acabaram por cansar Terry e Mcghee, e eles pararam de tocar juntos. Durante o resto de sua carreira, Terry descobriu uma jovem geração blues e tentou um álbum revival, parecido com o Hard Again, de Muddy Waters. Fez algumas aparições ao vivo mas desistiu de gravar completamente nos anos 80.
Bibliografia:
https://www.last.fm/pt/music/Sonny+Terry+&+Brownie+McGhee/+wiki
https://bluesderaiz.blogspot.com/2008/01/sonny-terry-24101911-12031986-e-brownie.html
Excelente materia, parabéns
Obrigado Homero. Faço de coração e busco trazer informações importantes e interessantes para o nosso mundo, o mundo da gaita. Um abraço.
Ola Gigo. Estou em Southaven, Mississippi em uma regiao perto de Memphis. E por aqui se ve muita muita com gaita. Dai pensei, quero aprender. Procurei por algo em portugues e te achei. fantastico site!
Olá Jack, que maneiro, essa região deve ter muita cultura da gaita realmente, pois muitos gaitistas vieram da região. E sem falar que deve ter muitos modelos de gaita para vender. Quer começar a aprender do jeito certo? Tem um curso que elaborei com muito carinho, pensando como se fosse eu buscando aula, bem explicado e detalhado. Da uma olhada no vídeo explicativo no site. E também tenho aulas por Skype ou Whatsapp que são aulas ao vivo. Abraço