fbpx

Aprenda escala relativa | Harmônica – Gaita de Boca

Olá meus queridos, hoje demonstro como aprender a escala relativa menor na gaita. Para isso utilizo uma gaita em (C) DO

Ler maisAprenda escala relativa | Harmônica – Gaita de Boca

Método para gaita | Harmônica – Gaita de Boca

Olá meus queridos, hoje demonstro como o conhecimento (básico) de teoria musical ajuda a entender melhor a formação da escala, riffs e posição utilizada na gaita.

Ler maisMétodo para gaita | Harmônica – Gaita de Boca

Dust In The Wind Kansas | Harmônica – Gaita de boca

CURSO DE GAITA PARA INICIANTES

Clique Aqui

Nesse vídeo demonstro uma parceria entre violão e gaita em uma musica que virou um clássico dos anos 70.


A canção do grupo Kansas lançada no álbum Point of Know Return (1977). Ela tornou a banda sucesso incontestável; o álbum vendeu mais de quatro milhões de cópias nos Estados Unidos e acumulou milhões de vendas por todo o mundo.
Essa musica está no album “UnCut” do guitarrista e compositor Tiago Galleli. A convite desse grande músico e parceiro de muitos show, tive a oportunidade de colocar um arranjo pessoal nessa linda canção.
A canção já foi regravada por Scorpions (Acoustica, 2001), Sarah Brightman, Lou Reed, Neil Diamond, entre outros grandes artistas de expressão.

No Brasil, a dupla sertaneja Chrystian & Ralf regravou a canção para a versão em português, intitulado como “Poeira no Vento” lançada no álbum Estação Paraíso em 1999. Em 2000, foi gravada uma versão com a banda de forró Calcinha Preta, no seu CD de volume 06 chamado “Sou seu Amor”, onde a música se chamava “Louca por Ti”. A música também foi regravada por Paula Fernandes em 2006, para o álbum homônimo e entrou na trilha sonora da novela Páginas da Vida. Também faz parte da trilha sonora da novela Andando nas Nuvens, e do Filme Premonição 5, nas primeiras cenas do filme.

Para essa aula estou usando uma gaita em (Eb) tocada na 1ª posição, no tom de (Eb).

Tablatura:

Introdução:

4s 3a 4a 4s

4s 3a 4a 4s

Parte solo:

5s…. 4a 4s 3a 4s 4a….

4s 3a 3a” 3a 4s… 3a 2s….

5s…. 4a 4s 3a 4s 4a….

4s 3a 3a” 3a 4s… 3a 2s…

2a2a”2a 3a3a”3a 4a 5a 6a 6s…..

6a’6a 6s 5a 4s 4a….

2a2a”2a 3a3a”3a 4a 5a 6a 6s…..

6a’6a 6s 5a 4s 4a….

Acompanhe vídeos como esse e outras novidades sobre como tocar gaita no meu site ou Facebook.

: Gigo Blues – https://www.gigoblues.com.br

Como Tocar Zombie | Harmônica – Gaita de Boca

No video de hoje demonstro como tocar Zombie da banda The Cranberries.
Utilizando uma gaita diatônica em (D) tocada na3ª posição no tom de (Em).

Ler maisComo Tocar Zombie | Harmônica – Gaita de Boca

Como Tocar Billie Jean| Harmônica – Gaita de Boca

Olá meus queridos, hoje demonstro como tocar Billie Jean de Michael Jackson. No vídeo de hoje utilizo uma gaita diatônica em (E) tocada na3ª posição no tom de (F#m). Bora então aprender mais essa?

Ler maisComo Tocar Billie Jean| Harmônica – Gaita de Boca

Como Tocar What’s Up? 4 Non Blondes | Harmônica – Gaita de Boca

Olá meus queridos, hoje demonstro como tocar What´s up da banda 4 non blondes. No vídeo de hoje utilizo uma gaita diatônica em (a) tocada na1ª posição no tom de (A). Bora então aprender mais essa?

Ler maisComo Tocar What’s Up? 4 Non Blondes | Harmônica – Gaita de Boca

Como tocar California Dreamin | Harmônica – Gaita de boca

Olá meus queridos,
hoje demonstro como tocar California dreamin. Sucesso imortalizado pela banda The mamas & The papas nos anos 60/70.

Ler maisComo tocar California Dreamin | Harmônica – Gaita de boca

Como Ler Tablaturas | Harmônica – Gaita de boca

Olá eu sou o Gigo Blues e no Papo de Estudo dessa semana, eu vou falar de um assunto que, além de muito pertinente, muitas pessoas me perguntam, e ainda tem duvidas de como ler as tablaturas para gaita de boca, mas antes disso, você já sabe o que é uma tablatura? Então se liga só…..

O que são Tablaturas?

Tablatura (tablature ou tabulature ou tab em inglês) é um método usado para transcrever música que pode ser tocada em instrumentos de corda como violões, guitarras e baixos, e também em outros instrumentos como gaita e bateria. Ao contrário das partituras que exigem maior conhecimento de música e bastante treino, as tablaturas são voltadas para o músico iniciante ou prático.

E a Partitura Gigo?

Uma partitura indica quais notas devem ser tocadas, a duração de cada nota, a velocidade com que deve ser tocada e etc. Exigem muita prática e um conhecimento apurado de música. Indicando a nota que deve ser tocada a partitura não diz onde esta nota se localiza no braço do instrumento ou no teclado. A partitura serve para transcrever músicas para qualquer instrumento, seja de sopro, de cordas, de percussão, etc. Outra vantagem das partituras é que permitem que o músico que nunca tenha ouvido a música a toque exatamente como previsto (desde que saiba ler fluentemente partituras, o que obviamente exige geralmente anos de treino).

Curso de Gaita

Acompanhe vídeos como esse e outras novidades sobre como tocar gaita no meu canal no Youtube.

: Duvidas Sobre Curso – [email protected] 

Qualquer pessoa comum consegue tocar esse instrumento maravilhoso, se você realmente quer aprender a tocar gaita envie uma mensagem ou deixe aqui suas dúvidas e tenho certeza que posso te ajudar!

O importante é dar o PRIMEIRO PASSO, você consegue!

Como tocar Reggae Bob Marley na Harmônica – Gaita de boca

Olá eu sou o Gigo Blues e no vídeo dessa semana vamos aprender a como tocar reggae na gaita de boca e nada melhor do que aprender com a lenda do reggae, Bob Marley na musica I shot The Sheriff na versão de Eric Clapton, e claro, com uma boa pegada de blues! Então vamos lá, pegue sua harmônica e vamos aprender mais essa!!

Ler maisComo tocar Reggae Bob Marley na Harmônica – Gaita de boca