CAREY BELL
Buenasamigos! Hoje vamos falar de Carey Bell (quem gosta de um blues de Chicago já tágostando). Ele teve grandes e boas amizades por Chicago: nada menos que LittleWalter, Big Walter Horton (já falamos dele por aqui) e Sonny Boy WilliansomII (e dele também). Foram seus professores, amigos, incentivadores….. dizem que Little Walter até lhe emprestou roupas e dinheiro pra ajudar a melhorar suaimagem!
Carey Bell nasceu em Macon(no Mississipi, 1936). Teve um grande influenciador, Lovey Lee, seu padrasto que tocava piano e tinha uma banda que mais tarde levaria Bell junto com a banda pra Chicago.
Mas na verdade Carey queria mesmo era tocar saxofone, ora vejam! Pediu um saxofone pro avô mas levou mesmo foi algumas gaitas de boca pra dividir com o irmão. A situação era difícil pra família naquele tempo e o saxofone não foi possível.

Então começou a tocar gaita com 8 anos, com 13 fugiu de casa pra tocar! Foi para a taverna de Bobby Shore (no Meridian) onde lavava pratos e tocava com a banda do padrasto nos fins de semana.
A mãe o encontrou elevou de volta pra escola. Ele fugiu de novo! A mãe trouxe ele de volta e ele ficou algum tempo tocando em festas até sua mãe falecer.

Em 1956 chegou em Chicago com a banda de Lovey Lee. Mas em Chicago o mundo da música não se abriu para ele não! Foi para lá numa época ruim para os gaitistas, quando a guitarra elétrica começou a se popularizar no blues e a demanda por gaitistas diminuiu.
Até chegou com emprego certo mas que durou só um fim de semana. Tocou num bar onde teve um assassinato…. fecharam o bar.
Tocou mais um pouco num bar, substituiu alguém em outro….. e a grana curta!
Nesse meio tempo conheceu LittleWalter e começou a ter lições de gaita com ele. Conheceu Big Walter Horton também, e acabou tocando gaita e baixo com ele.
Agrana curta…….mas como sempre precisavam de baixista Carey Bell resolveu aprender baixo. Também tocou na rua Maxwell por indicação de Horton. Local onde conheceu diversos músicos de Chicago até sua vida dar uma reviravolta.
A REVIRAVOLTA
No dia de Ação de Graças de 1966 Carey Bell decidiu parar de tocar por dinheiro porque sua esposa Dorothy assimo desejava (pelo menos ela também ajudou-o a sair da cadeia mais tarde, pra compensar).
Começou a trabalhar num lava-rápido e um dia, voltando pra casa, o prédio tinha pegado fogo. Era um momento de tumultos em Chicago e Carey só não perdeu a esposa e os filhos, do restante tudo queimou.
No dia seguinte ele, e mais um grupo de pessoas, foram presos porque observavam um incêndio sem saber que aquele local onde estavam era uma área restrita! Precisou de muita ajuda de Dorothy e de amigos pra conseguir sair, mesmo assim ainda ficou por 8 dias preso.
Imagino que essa reviravolta o fez pensar na carreira…. ou talvez não, na sua simplicidade ele diz assim “Eu precisava de dinheiro então caí na estrada com Earl Hooker para Guthrle, Kentucky…”
Outros músicos ficaram sabendo que ele tinha voltado a tocar e o procuraram. Como se sua carreira de verdade tivesse começado aí (sem desprezar os anos de esforço claro)!
A partir daí tocou com Muddy Walters, foi um membro estável da banda de Willie Dixon. Fez um álbum chamado Harp Attack com os gaitistas Junior Wells, James Cotton e Billy Branch que foi um sucesso.
Fez um álbum solo, outros juntamente com outras bandas.
O LEGADO
Faleceu em 6 de maio de 2007 com muitos discos gravados, 10 filhos e um musicista, Lurrie Bell. Aproveitem!
Discografia (uma parte): Sua discografia também inclui “Last Night” (1973),”Heartaches and Pain” (1977), “Reality Blues” (1980),”Goin ‘on Main Street” (1982), “Filho de uma arma” (1983)., “Boy from Black Bayou” (1983), “Minha Vida” (1984),”Brothers in Blues” (1985), “Harpslinger” (1988),”Deep Down” (1995), “Dinastia!” (1996), “Good Luck Man” (1997) e “Bad Case of the Blues” (2004).

BIBLIOGRAFIA:
http://elporvenir.mx/?content=noticia&id=32578
Touche. Solid arguments. Keep up the amazing spirit.