GAITISTAS CLÁSSICOS – LARRY ADLER
Boas novas amigos! Bom nem tão novas assim 😉 Hoje vamos falar de um gaitista nascido em 1914 nos Estados Unidos. Um ícone americano famoso até no cinema da época, mas, nem tão admirado assim no seu país (pelo menos naquele tempo).
Mas vamos aos fatos! Com vocês, Larry Adler!!!
E vamos começar com uma música que eu adoooro. Interpretando Clair de Lune.
Pois que em tempos de eleições no Brasil, política sendo hiper discutida….nosso gaitista de hoje era um esquerdista, de origem judaica que, contrariando os pais, fez amizade com todos os garotos negros que conseguiu encontrar….hehehe.
Em uma entrevista ao “The Guardian” ele explica que seus pais sofreram muito com o preconceito e recomendavam que ele não falasse com os garotos negros. Assim sendo ele: “fiz amizade com todos os garotos de cor que consegui encontrar”.
Nascido em Baltimore, Lawrence Cecil Adler, escolheu um instrumento que sofria muito preconceito no meio artístico, a gaita de boca, mesmo assim já mostrava sua habilidade com 13 anos de idade ao ganhar o Campeonato de Harmonicas de Maryland.
Começou tocando piano, logo dominou a gaita cromática e com 13 anos mesmo decidiu ir para Nova York procurar emprego na indústria cinematográfica.
Uma vez em Nova York começou fazendo entretenimento ao vivo entre os longa-metragens (será que devia ser algo como o stand-up de hoje?). Adler era um piadista. Depois foi dominando a indústria de cinema de modo que fez trilhas sonoras para filmes, tocou e também atuou em alguns deles.
Virou uma celebridade! Atuou em diversos filmes como Many Happy Returns em 1934, Sky Hight em 1931, Sidewalks of London de 1938, entre outros. Teve indicação ao Oscar de melhor música em 1955 com Genevieve de 1953. Atuou ao lado de Fred Astaire e Eddie Cantor.
Agradava até mesmo as mulheres tendo se casado duas vezes e mantido alguns casos extraconjugais (até mesmo com Ingrid Bergman).
No final da década de 30 foi para Londres e na Europa percebeu uma aceitação maior de sua música do que na América. A venda de gaitas disparou. Larry veio a excursionar pela Europa, África, Oriente Médio, Austrália; e voltou para os Estados Unidos em meados de 1939 como solista da Chicago Women’s Shymphony. Foi aí que encontrou maior aceitação na América, os críticos aplaudiram sua música clássica junto de grandes orquestras, seu jazz e seu jeitinho estranho de manipular a chave da gaita cromática. Além de piadista Adler tinha uma certa intimidade com os holofotes, gostava deles.
Mas essa sua orientação política sob os holofotes acabou lhe rendendo alguns problemas na América da década de 40.
Após a Segunda Guerra Mundial a Comissão de Atividades Não Americanas (HUAC) começou a investigar pessoas com visão de esquerda na indústria do entretenimento. Seu nome chegou a ser indicado como comunista e/ou participante de organizações subversivas antes da guerra.
A partir daí tudo se complicou. Larry precisou se apresentar à HUAC, seu nome foi para “listas negras” de pessoas que contratavam na indústria do entretenimento, teve shows cancelados…..achou melhor emigrar pra Inglaterra.
E lá…. continuou seu show! Fez várias trilhas sonoras pra filmes, compunha bastante. Continuou sofrendo preconceito nos Estados Unidos mas não silenciou sua gaita na Europa.
Teve uma carreira longa, já que viveu e ainda tocava até os 87 anos!
https://www.youtube.com/watch?v=bI6wZNBLOY0
Acima uma performance memorável de Larry Adler & Itzhak Perlman tocando Gershwin’s Summertime (Parkinson BBC 1980).
O showman Larry Adler morreu em 6 de Agosto de 2001, em Londres, e eu vou encerrar com um comentário sobre ele de John Calder: “Muitas vezes foi perguntado por que ele não trouxe sua musicalidade para um instrumento mais convencional, mas ele não estava interessado em ser apenas um músico. Ele gostava de entreter uma audiência e quando contava suas histórias, o palco fazia dele um personagem de quadrinhos e contador de considerável carisma. Durante os últimos 30 anos ele passou muito tempo em boates e pequenos teatros com um show de um homem só que empregava todos os seus talentos”.
Bibliografia:
https://www.theguardian.com/g2/story/0,3604,472014,00.html
https://www.imdb.com/name/nm0012196/
https://riskas513.blogspot.com/2017/08/lary-adler.html
472 comentários em “GAITISTAS CLÁSSICOS – LARRY ADLER”