SONNY BOY WILLIAMSON II
Morreu de curiosidade do post passado pra este né?! Pois então hoje vamos falar do controverso Sonny Boy Williamson II. Matéria passada falamos do Sonny Boy Williamson I pra quem não viu, CLIQUE AQUI.
Seu passado cheio de mistérios dificultou bastante ter certeza de determinados dados (coisa pouca, só seu nome e sua data de nascimento!) Pois que Sonny Boy Willianson II usava diferentes nomes para se apresentar, tinha diversos apelidos por isso é difícil precisar seu nome de batismo. Mas era conhecido por Aleck “Rice” Miller (sendo Rice um apelido).
Mas achamos uma coisa mais…. concreta pra falar do nome dele!
Nascido em Glendora, no Mississipi, pode ter nascido entre os anos de 1894 a 1912, não se sabe ao certo. Ele também falava datas diferentes provavelmente pra parecer ser o único Sonny Boy.
Filho ilegítimo de Jim Miller e Millie Ford (ele era o 21º filho de Millie) não teve uma infância muito boa nas plantações do Mississipi. Tinha problemas com a lei e na adolescência passou a tocar gaita pelo Sul do país com o nome Little Boy Blue. Foi daí que Keith Richards e Mick Jagger chamaram sua primeira banda de Little Boy Blue and The Blue Boys.
Teve sua grande chance quando foi chamado para apresentar um programa na rádio KFFA em Helena, no Arkansas, junto com Robert Lockwood.
Nesse programa, o “King Biscuit Time”, Aleck Miller ficou mais conhecido e foi então que começou a usar o nome Sonny Boy Williamson (já usado por outro gaitista do norte dos Estados Unidos como falamos na matéria do Sonny Boy Williamson I).
Como já havia outro Sonny Boy Williamson, Aleck Miller ficou conhecido por Sonny Boy Williamson II. Houve inclusive certa rusga por conta desse nome, mas vou deixar esses detalhes pro interlocutor ler na matéria passada.
Sonny deixava as gravadoras de “cabelo em pé”. Assinava o contrato e sumia, depois reaparecia e tornava a sumir novamente.
Mesmo agindo dessa forma suas gravações renderam grandes clássicos do blues nos anos 50 como “Cross my Heart”, “Help me”, “Bye Bye Bird”, “Don’t Start me Talkin”.
Gosto especialmente desta onde ele só toca gaita e canta mas, observe como ele tem um ritmo, um “suingue” natural dele.
Outro fato importante foi como nosso astro levou sua música, seu ritmo, seu obscurantismo, seu “tom raro e inovador na gaita” (palavras da mídia especializada) para a Inglaterra.
A gaita de boca e o blues de Sonny Boy Williamson II tomaram outras vertentes depois que ele fez uma turnê pela Europa em 1963. Não o som dele propriamente mudou mas ele veio a tocar com Muddy Walters, Memphis Slim.
BB King o chamou de “o rei da gaita”! Robert Plant era seu fã e admirador, assim como também o admiravam Van Morrison, Eric Clapton e Rolling Stones!
Passou a ser referência na Inglaterra e tocava com os grandes. Essa referência mesmo influenciou completamente o som que viria do Led Zeppelin e do Rolling Stones, como ainda de outros.
Voltou para sua cidade natal “para morrer”, como dizia o próprio. Ainda tocava com grandes músicos por lá, tinha planos….. mas veio a falecer, doente, uns dois anos depois, em 1965.
Bibliografia
Muggiati, Roberto. Blues: da lama à fama. 1995. Editora 34.
https://www.udiscovermusic.com/stories/mystery-sonny-boy-williamson/
We recommend exploring the best quotes collections: What You Love Quotes From Great People